Remuneração estratégica frente à competitividade da empresa

As empresas constantemente devem se preocupar em buscar novas alternativas como fonte de melhoria em seus processos, seja ele produtivo ou administrativo, com o objetivo de estar sempre se destacando frente ao cenário mercadológico, mesmo porque é a fonte que jorra oportunidades e rentabilidade. Para manter se constantemente em evidência e competitiva é necessário não ter medo de investir na melhoria de seus processos para garantir a qualidade de seus serviços e melhorar seus indicadores estratégicos, “tirar a mão do bolso” e aplicar mais na gestão de seus recursos humanos, criando assim alternativas que proporcionem a motivação e a fidelidade do quadro de colaboradores.

Investir em ferramentas de gestão não somente visa à profissionalização de seus procedimentos, como também valoriza no cenário como uma das melhores empresas para se trabalhar. É necessário se preocupar sempre com a qualidade de seus recursos e qual será seu retorno.

Para sanar tais problemas, não existe no mercado uma metodologia pronta, é preciso ir de encontro com o entendimento da estrutura organizacional e de seus processos produtivos, trazer para dentro da metodologia a realidade da empresa para que haja credibilidade, pois são ferramentas que devem perdurar por muitos anos até que haja alguma reciclagem ou que se apresente outra que venha substitui-la, ou até mesmo, somente fazer implementações. Logo, vale a pena investir em tais questões, pois objetiva a valorização dos procedimentos e consequentemente garante a rentabilidade e a competitividade frente a seus negócios.

Um bom plano de cargos e salários deve organizar a estrutura de cargos da empresa em sintonia com a hierarquia, regulamentando assim procedimentos que envolvem diretamente todas as áreas, bem como todo o processo de profissionalização da mão-de-obra empregada. Oferece segurança direta ao gestor quanto às pressões de seus colaboradores, cria ambientes saudáveis e de parceria, fomenta a motivação em consequência do reconhecimento, premia os melhores e sugere um crescimento na carreira independente de vagas, tanto na trajetória de gestão como na trajetória técnica e de especialista.

O plano de cargos e salários deve ser uma ferramenta que fique na administração direta da área de Cargos e Salários em sintonia constante com a direção da empresa, de forma que sejam guardiões da política recomendada para que aconteça criteriosamente conforme o que dita as regras, direcionando para o melhor caminho a ser tomado no momento de promover, reconhecer o mérito ou simplesmente fazer um enquadramento.

Outras ferramentas de gestão como fonte de reconhecimento é a Remuneração Variável como incentivo de curto e longo prazo, com base em indicadores estratégicos e cumprimento de metas. Esta premia a todos pelo reconhecimento na obtenção de resultados positivos. Esse modelo é caracterizado pelo esforço e comprometimento dos colaboradores em relação ao que foi determinado pelas regras pré-estabelecidas, melhoria na produtividade, qualidade, rentabilidade e outros indicadores que sociabilizam para o crescimento da organização e sua competitividade.

A Remuneração Variável traz segurança e conforto para a empresa, porque premia somente se tiver alcançado a rentabilidade necessária “dinheiro no bolso”, criando assim condições de oferecer uma parte, tornando dessa forma auto-sustentável. Porém é necessário que o tratamento seja saudável na criação de metas atingíveis e não com metas traiçoeiras que podem gerar desconforto e desmotivação. O Salário base já é pago como contra-prestação no desenvolvimento dos serviços em conformidade com o contrato de trabalho, já a Remuneração Variável é paga pelo reconhecimento dos esforços gerados na dedicação de sua contraprestação dos serviços baseados nas metas pré-estabelecidas, ganho de produtividade, melhoria da qualidade e crescimento da organização.

Estudos demonstram claramente que as empresas que mantém ferramentas de gestão nessa linha, crescem anualmente com margens fantásticas em seu faturamento, garantem um ambiente saudável e sustenta retenção de seus profissionais. Faça parte desses portfólio de empresas de sucesso, implante ferramentas com esse foco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *