Programa de Cargos e Salários: solução para conflitos na movimentação de colaboradores

As empresas, não podem deixar seus colaboradores a mercê do “tempo se encarrega” ou achar que tudo vai bem com a satisfação de seus colaboradores, é necessário sondar o que anda se passando por trás dos bastidores, analisar com bons olhos seus talentos, os que fazem a diferença, pois as empresas tendem a ter sérios problemas quando não percebem isso, com certeza esses colaboradores desempenham suas responsabilidades com olhos no mercado e na primeira oportunidade caem fora e deixam a empresa na mão. Mesmo porque a maioria das empresas nunca tem um substituto a altura para assumir esse posto de trabalho de imediato, imagine o transtorno, isso gera atrasos nas entregas das responsabilidades, custo com rescisão, custo com contratação, tempo de adaptação do novo colaborador e sem contar que o colaborador que saiu, com certeza deixou um monte de outros colaboradores parceiros insatisfeitos com o mesmo propósito que ele.

Empresa que somente se preocupa em expandir seus negócios, faturar, reduzir custos, produzir mais e esquece-se de alinhar tudo isso à motivação de seus colaboradores, com certeza no “fritar dos ovos” os resultados esperados na linha lucro líquido apurado no balanço anual não vão satisfazer nada os acionistas.

É necessário se preocupar primeiramente com seu maior investimento que são as pessoas, pois sem elas não existem empresas de sucesso, é necessário investir com carinho em seus recursos humanos, pois o retorno financeiro esperado está em suas mãos.

Queixas mais comuns dos colaboradores em empresas com cenário caótico

“Colaborador motivado é resultado positivo dobrado”. Os colaboradores conversam entre si e até mesmo entre outros colaboradores de diferentes áreas e de outras empresas em relação à situação na empresa em que esta inserido, falam entre si sobre a percepção de sua remuneração, benefícios, incentivos de curto e longo prazos, possibilidades de crescimento “carreira”, falam de suas motivações e desmotivações, bem e mal da empresa, do seu gestor direto e/ou indireto, da empresa que não reconhece seus esforços e a qualidade de seus trabalhos apresentados, enfim tudo isso cria elementos que propagam e deixa a empresa vulnerável principalmente em relação aos aspectos negativos.

  • “Estou na empresa há 5 anos, sempre cumpri com minhas obrigações com qualidade, responsabilidade e pontualidade e nunca tive um reajuste por mérito, somente o de lei”
  • “Estou há 5 anos desempenhando atividades de análises, entregas de resultados e ainda estou sendo considerado na estrutura de cargo da empresa como Auxiliar.”
  • “Surgem vagas em outras áreas onde gostaria de atuar, mas a empresa não dá oportunidade para galgarmos novos espaços, sempre busca novos profissionais no mercado.”
  • “Sempre contratam novos profissionais com salário superior aos demais ocupantes já inseridos nos processos com o mesmo cargo”
  • “Meu gestor prometeu melhorar meu salário e isso já faz mais muito tempo e até agora nada”
  • “Só sabem cobrar resultados, mas aumento que é bom nada!”

POR QUE ESSAS QUEIXAS EXISTEM?

A ausência de um Plano de Cargos e Salários em uma empresa dificulta na estruturação do seu crescimento devido à falta de organização de uma estrutura de cargos alinhada à trajetória de carreira. Isto acarreta graves erros, insatisfações, queda na produtividade, que consequentemente pode gerar custos e prejuízos para a empresa.

O Plano de Cargos e Salários é um instrumento de uso privativo da direção da empresa e seu principal objetivo é facilitar as decisões do dia-a-dia da empresa na área de Cargos e Salários.

A peça fundamental do Plano de Cargos e Salários é a avaliação dos cargos e sua classificação por grupo em conformidade com seu peso, alinhado a uma Tabela Salarial dimensionada ao tamanho da estrutura, com uma faixa salarial com para cada grupo.

Uma Tabela Salarial contém 3 elementos fundamentais para a definição da remuneração de um profissional:

1)     O “tamanho do cargo” – que representa a importância que o cargo tem para a empresa.

2)     O Grupo, que é a classificação do cargo em conformidade com o seu tamanho. Logo, o tamanho do cargo é representado pelo Grupo em que ele estiver inserido. Cada Grupo possui uma faixa salarial baseada em informações de mercado.

3)      O salário base – que representa a compensação monetária oferecida à pessoa que ocupa um cargo na contra-prestação de seus serviços.

O salário do colaborador pode ser posicionado ao longo da faixa salarial do Grupo em que o cargo estiver inserido, em conformidade com o desempenho do mesmo.

SOLUÇÃO:

Nota-se, portanto, que implementar ferramentas e políticas estratégicas na gestão de pessoas/remuneração é extremamente fundamental para alinhar a motivação aos resultados esperados, além de garantir uma maior rentabilidade, desperta a motivação dos colaboradores, garante com segurança à imagem da empresa e às tomadas de decisões.

Diante desse cenário, é necessário que a empresa implante uma ferramenta administrativa de forma organizada, que garanta e norteie com segurança e responsabilidade a tomada de decisões em relação à movimentação dos colaboradores nas contratações, enquadramentos, méritos e promoções, como a que a REMUNERAÇÃO CONSULTORIA desenvolveu,denominada“PROGRAMA DE CARGOS E SALÁRIOS – MERITOCRACIA”. Notamos que essa ferramenta tem sido fundamental para as empresas que se encontravam nesse cenário.

Este tipo de ferramenta, portanto, se torna eficiente nas organizações como um fator motivacional, pois, garante ao gestor a tomada de decisão, em relação ao seu quadro de colaboradores, com segurança e responsabilidade alinhada aos negócios da organização e em sintonia com as tendências de mercado. Ela possui foco na organização dos procedimentos de carreiras por categoria, bem como no resultado da avaliação de desempenho individual, sempre em conformidade com a “Missão, Visão, e Valores” da empresa.

Nos próximos artigos abordaremos com mais profundidade sobre a metodologia “RemunerAção” que utilizamos para a avaliação e classificação dos cargos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *