Programa de Cargos e Salários e a teoria da motivação contada pela bíblia

Como especialista desenvolvedor e com uma larga experiência de mais de 30 anos na gestão de pessoas, com foco em remuneração, fica para mim evidenciado que a maior causa de insatisfação dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades diárias, causando altos índices de rotatividade, afastamentos, absenteísmo e demissão, é o salário direto percebido mensalmente, bem como também a falta de reconhecimento e o ambiente de trabalho.

Outro fator que também tem contribuído muito para gerar insatisfações são as “lideranças improvisadas”, digo isso porque muitos profissionais que ocupam posições de liderança não têm esse perfil. As empresas, portanto, promovem pessoas para ocupar esses espaços sem critério algum.

É fato conhecido que em muitos casos, “para dar salário” em decorrência de pressão ou por estar há muito tempo na empresa, as empresas sofrem com a terrível consequência de com isso contribuir muito para a insatisfação das pessoas, gerando ambientes de trabalho desagradáveis. São pessoas erradas no lugar errado, e as empresas perdem com isso grandes desenvolvedores e técnicos e ganham péssimos chefes. Lideranças tem que ser participativa e as empresas tem alicerçar seus líderes com ferramentas de gestão que fomentam e garantam as tomadas de decisões, possibilitando assim se apoiar com segurança na absorção das pressões com flexibilidade e respaldo suficiente para garantir um ambiente favorável para se trabalhar.

Diante desses reais fatos, as empresas sofrem com altos custos sem retorno, é necessário analisar sempre que a solução para minimizar certos problemas é se profissionalizar cada vez mais, investindo em ferramentas de gestão, com o objetivo propiciar e garantir a motivação.

A passagem bíblica do Semeador

Vocês conhecem uma passagem bíblica que fala do SEMEADOR? Segue um trecho:

“O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda.Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, e esta sim deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um”. Livro de Matheus, capítulo 13, versículos de 3 a 8.

Pois é, ela retrata a realidade humana e sua ousadia e nos mostra o que as empresas têm que ter para desenvolver ambientes agradáveis e pessoas motivadas. Vamos entender porque falamos disso: a passagem bíblica fala que o semeador (consideramos aqui como semeador sendo a empresa), que para garantir uma boa colheita (a rentabilidade e produtividade do solo), precisa plantar em solo fértil assim como aplicar fertilizantes de boa qualidade em seu terreno (o terreno aqui sendo em nosso caso o ambiente de trabalho). O fertilizante, que faz com que este terreno seja altamente produtivo é então a nossa Motivação.

As sementes que com certeza vão germinar porque são de boa qualidade, estão motivadas e com certeza darão ótimos frutos. As sementes nós consideramos sendo as pessoas, e os frutos, os resultados gerados por elas. Veja bem, se o terreno não estiver preparado com esse fertilizante, com certeza as sementes não germinarão, serão sufocadas pela falta de motivação, algumas germinarão e darão poucos frutos e de péssima qualidade, outras nem mesmo terão forças para germinar e secarão antes de crescerem.

Temos que ser realistas, precisamos investir mais nas pessoas, precisamos que elas sejam comprometidas e fiéis, para que os resultados sejam atingidos em conformidade com o resultado do planejamento estratégico, visão, missão e valores da empresa.

Logo, para isto, direcionamos uma ferramenta que é o fertilizante que vai ajudar sua empresa a se manter sempre em evidência, colhendo os frutos com a qualidade porque seu terreno estará sempre preparado e adubado, motivando a ação para colher os resultados esperados.

Colaborador motivado é garantia de fidelidade com a empresa e comprometimento com sua responsabilidade

O salário direto é o pagamento pela contraprestação dos serviços, onde se pensarmos friamente, é pura e simplesmente obrigação do colaborador cumprir o que este escrito no contrato de trabalho em conformidade com as responsabilidades no desenvolvimento de suas tarefas, com qualidade e postura fiel ao cumprimento dessas obrigações. Se olharmos pelo lado legal, as empresas não precisariam se preocupar com detalhes motivacionais, pois esse contrato seria o suficiente para garantir o retorno necessário esperado pela empresa.

Mas vamos ser realistas, as pessoas se relacionam, as necessidades humanas são mais árduas do que parece, sofremos pressões de todos os lados, mercado, família, necessidades pessoais etc., por isso enfatizamos que como empresa somos necessariamente obrigados a investir cada vez mais no capital humano, em “gente”, mas com inteligência, é claro, pensando sempre que todo investimento tem que agregar valor ao negócio.

O fertilizante: PROGRAMA DE CARGOS E SALÁRIOS – MERITOCRACIA. FERRAMENTA DE GESTÃO E MOTIVAÇÃO baseado em CARREIRAS

Com um único investimento em um programa desta linha, a empresa terá a garantia dessa ferramenta que contribuirá nas tomadas de decisões em relação ao seu quadro de colaboradores, pois ela foca na movimentação interna por promoção, mérito, enquadramento e contratação, em conformidade com suas trajetórias de carreiras.

O fator meritocracia fundamenta-se no resultado da avaliação de desempenho composto de 10 fatores fundamentais necessários para garantir a decisão da movimentação indicada, demonstrando a posição do salário praticado em relação ao seu posicionamento de mercado, o percentual a ser aplicado.

Com este programa, os cargos serão avaliados criteriosamente por quatro fatores fundamentais que garantem suas classificações na estrutura de cargo em conformidade com suas responsabilidades, posicionamento na hierarquia e na trajetória de carreira por categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *