Motivar nunca é demais

Resultado de imagem para motivação

A Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, quando tratamos desse assunto vinculando ao ambiente de trabalho, sempre procuramos buscar aquilo que mais estimula a vida dos colaboradores no seu tempo de dedicação para com suas obrigações no período em que se dedicam para cumprir suas jornadas de trabalho. A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. A motivação é um processo continuo na vida das pessoas, estando associada à vida pessoal, familiar, religiosa, profissional, enfim em tudo o que fazemos, sonhamos e realizamos.

Vamos falar da “motivação profissional”, porque está fortemente alinhada a uma série de procedimentos que mexem com nosso estimulo ao longo de nossas vidas e que as empresas devem muito levar em consideração para que seus resultados estejam sempre vinculados a esses estímulos, pois estão neles os resultados positivos dos indicadores mais estratégicos considerados pelas empresas, extremamente alinhados a sua competitividade.

Para que se possa ter êxito nas conquistas, é necessário que primeiramente pensar na qualidade de vida dos colaboradores com apoio condicional, para que os mesmos possam sentir segurança no cumprimento de suas ações frente a suas responsabilidades no trabalho, aliás isso deve ser considerado desde a hora que os mesmos saem de sua casa, pois estatisticamente considera-se que passamos o maior tempo de nossas vidas no ambiente de trabalho. Uma das questões que estão sempre em evidência e considerada por muitos, como conflitantes nas empresas, e que interfere sensivelmente no fator motivacional dos colaboradores é a liderança, impressionante como é fundamental que este posto de trabalho esteja bem preparado para assumir essa responsabilidade, pois é muito séria a decisão da escolha para assumir um posto de trabalho, como líder? Escolha errada pode trazer sérios problemas motivacionais e afetar sensivelmente os resultados, é cargo chave num ambiente de trabalho, quem assume esse posto tem que ter o perfil de líder com foco estratégico para os resultados, mas não somente vinculado a isso, também como líder motivador e responsável por propiciar um ambiente saudável, isso tem que existir de fato senão nunca existirá pessoas motivadas para o trabalho, conheci muitos que somente tinham o cargo, mas nada de liderança, um pouco disso está condicionado ao seu DNA, nesse caso deve ser lapidado com a aplicação de técnicas de liderança através de treinamentos intensivos e contínuos e mesmo assim nem sempre ficam bons.

A missão do líder é motivar sempre para os resultados, lembro me muito bem quando trabalhava em empresa privada, onde tinha uma participação efetiva junto com lideranças de outras áreas e sempre ouvia alguém reclamando dos sistemas, de sua equipe e praticamente de tudo, o negativismo imperava, houve a necessidade de investir continuamente em treinamento para formação e melhoria dos líderes. O ambiente de trabalho é movido por pessoas, é claro que também fundamenta muito a estrutura física. Tem muitas expressões que envolvem essa questão, não tem empresa prefeita onde tudo é extremamente maravilhoso, mas é necessário que o empresário tenha reflexos de estar sempre cadenciando tudo isso para chegar perto da perfeição.

Os resultados e a competitividade das empresas estarão sempre nas mãos dos colaboradores e motivar muito nunca é demais e sim sempre será fundamental para obter melhores resultados e com certeza deverá sempre fazer parte das estratégias da empresa e ser considerada na missão, visão e valor.

Quando falamos em motivar, um fator considerado de grande interferência e que pode ser um vilão nessa história é o salário, esse conflito nunca vai deixar de ser requisito de suma importância para a motivação, mas é muito necessário procurar chegar a um nível de consenso próximo ao ideal, aí entra o fator organizacional que evidencia o equilíbrio interno perante as responsabilidades, desafios, posicionamento hierárquico e dificuldades que cada cargo apresenta para atender a demanda de  atividades vinculadas e em consequência as tendências de mercado, por isso a necessidade de criar critérios e fatores que avaliam com segurança o tamanho de cada cargo, classificando o com justiça na estrutura global de cargos da empresa.

Segundo fator é cuidar das pessoas que ocupam esses cargos, aí entra a valorização e o reconhecimento individual como consequência pelo desempenho, onde primeiramente deve ser medido pela liderança, apoiado a ferramentas e políticas que norteiam com segurança a tomada de decisão, denominada como “meritocracia”.

Um terceiro fator motivacional está alinhado fortemente a composição das trajetórias de carreiras que são as promoções e que devem ocorrer momentaneamente em consequência também do reconhecimento, mas vinculada ao tempo, requisitos e nos resultados de desempenho.

Um quarto fator motivacional está alinhado ao reconhecimento pelo atingimento de metas e resultados, alinhado a critérios claros, de fácil entendimento e de fácil atingimento, é claro que esses critérios devem estar sempre alinhados ao planejamento estratégico e aos resultados da empresa.

Valorizar o capital humano, vinculado aos resultados da empresa é crucial para uma ótima administração e motivação profissional onde todos são valorizados e se valorizam com fidelidade nas relações do trabalho, com oportunidades claras de crescimento.

[email protected]

www.remunera-acao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *