Missão, visão e valores: somente uma reflexão empresarial?

Durante a elaboração de um plano de negócio ou até mesmo na revisão do seu planejamento estratégico, todas as empresas devem ter bem definidos três importantes fundamentos, são eles: a Missão, Visão e Valores.

As empresas evidenciam de forma clara e explicita sua missão, visão e valores! e você já parou para pensar como anda esses procedimentos em sua vida pessoal, profissional ou familiar? E o seu comprometimento em relação a esses itens para com sua empresa? Quando paramos para refletir sobre tuto isso? Algumas vezes, sempre ou nunca?

Geralmente quando entramos na recepção de uma empresa, quase sempre nos deparamos com um quadro grande na parede, mencionando seus conceitos sobre esses indicadores com transparência, respeito e com muita sinceridade. Ele sempre descreve de forma simples e objetiva o que deve ser seguido e reconhecido pelos seus colaboradores diretos, indiretos, clientes, fornecedores e sociedade como um todo. É uma forma de demonstrar suas atitudes do passado, presente e do futuro.

A definição da Missão, Visão e Valores da empresa é o propósito e a identidade da organização. Estes fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores, assim como avaliações frequentes devem ser feitas para saber se a empresa está no rumo certo que foi definido nestes fundamentos. Você já fez essa reflexão em sua vida profissional dentro de sua empresa, está seguindo as diretrizes e atendendo o que a empresa esperam de suas atitudes em conformidade com sua missão, visão e valores?

Nós também devemos ter essa postura de posicionamento sobre nossas vidas, como procedimentos atingidos e ainda o que deverá ser atingido, bem como os resultados que as empresas esperam de nós e o que esperamos dela.
Abaixo alguns conceitos:

Missão: gesto de comprometimento para alcançar um objetivo;
Visão: gesto de entendimento sobre o objetivo que deve ser alcançado;
Valores: gesto de comportamento a ser seguido para preservar a imagem e como deve seguir para atingir o objetivo.

Todos nós esperamos ser reconhecidos pelo que somos, o que fazemos e o que demonstramos, por isso é muito importante essa reflexão sobre nossa vida pessoal e profissional. Cobramos muitas vezes as atitudes das empresas por não valorizar os resultados das individualidades, achando sempre que cumprir exatamente o que está escrito em nossa descrição de tarefa vai fazer que sejamos reconhecidos a ponto de recebermos méritos por isso. Mas estamos enganados: devemos ser mais audaciosos, ousados e demonstrar interesse em querer algo a mais, mas claro, sempre com cautela para não pisar no “próprio rabo” e cair.

As empresas que possuem planos de salários e carreiras com ênfase em meritocracia e que certamente fazem acontecer, vão sempre ter problemas de relacionamento com seus colaboradores, visto que os mesmos se comparam e quando o companheiro que recebe um aumento por mérito. Certamente vão questionar sua gestão o porquê da diferença e vão lançar o famoso “e eu não”? Neste momento vale a sua autorreflexão, seu exame de consciência: “será que eu mereço também? O que estou fazendo para merecer?”. O colega de trabalho que recebeu, portanto, esse reconhecimento, deve ser aplaudido e procurarmos seguir o mesmo exemplo para também sermos reconhecidos.

Portanto, MISSÃO é a razão de ser de uma empresa é também o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores e também a razão pela qual vivemos. A MISSÃO deve responder a pergunta mais básica que se pode propor: para que existimos? Embora se trate de uma questão distante do dia-a-dia, é ela que dá sentido as nossas ações diárias. Ter uma VISÃO de futuro é simplesmente querer chegar a algum lugar, por isso os VALORES devem serem reconhecidos como forma de gratidão pela oportunidade que temos de estar inseridos no mercado de trabalho e que muito contribuímos para a manutenção da empresa e sua competitividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *